Em fins de 2010, um grupo de profissionais da educação se reúne para construir uma proposta pedagógica para o bairro de Paripe, na cidade de Salvador. Éramos todos, naquele momento, conscientes da necessidade de iniciar um projeto de escola coerente com o que se espera hoje de uma instituição de ensino. Esse foi o primeiro passo.
Depois de muitos encontros, discussões, chegamos ao primeiro rascunho de nosso projeto pedagógico. Para isso, levamos em conta discussões que ganharam eco a partir dos anos 80 sobre a função social do ensino e da escola, bem como nossas próprias inquietações profissionais de experiências anteriores.
Não dava para começarmos uma escola em 2011 nos mesmos moldes em que outras iniciaram suas atividades há mais de 20 ou 30 anos. Nossa sociedade sofreu transformações radicais nos últimos anos e coloca cotidianamente uma série de novos desafios às instituições de ensino. Não podíamos deixar de lado essa reflexão.
Do início de tudo até hoje, buscamos seguir essa mesma trilha. A reflexão é a força matriz de nossas ações. Refletir sobre nossa função, sobre o que fazemos, como fazemos... Isso tudo nos dá muito prazer (e muito trabalho também), pois a cada dia crescemos enquanto profissionais, nossos alunos crescem enquanto estudantes e pessoas que são, os pais crescem enquanto pais.
“ O Villa é assim: uma verdadeira comunidade de aprendizagem. Aqui todo mundo, independente da idade e da função, tem que gostar e muito de aprender ”
Conselho Diretor
- Ádila Goes
- Débora Campos
- Rangel Souza
- Sthephanie Farias
- Ana Cristina